Av 2 - Seminários Temáticos II





Questão 1
Leia:
Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a esta pergunta independe do grau de desenvolvimento da nação, da porcentagem de pobres existentes, do nível de desigualdade na distribuição da renda e da estrutura etária da população? Qual o papel dos gastos sociais do Estado na redução da desigualdade e da pobreza? (CAMARGO, José Márcio. Política social no Brasil: prioridades erradas, incentivos perversos. São Paulo Perspec. [online]. 2004, vol.18, n.2, p. 68. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000200008> Acesso em: 12 abr 2011)

Segundo o autor, conforme texto apresentado na web aula da segunda unidade, o que é preciso para conseguir respostas adequadas a tais questões?
Sua resposta
Depende, sobretudo, dos objetivos que os programas sociais pretendem alcançar.
 
 
Questão 2
Qual a tese central das autoras Márcia Grisotti e Carmen Rosario Ortiz Gelinski, no artigo “Visões parciais da pobreza e políticas sociais recentes no Brasil” (2010), disponibilizado na web aula da unidade 2, a respeito das atuais políticas sociais do país?
Sua resposta
As políticas sociais mais recentes são limitadas porque se assentam em visões individualizantes acerca da pobreza, não levando em conta os fatores estruturais.
 
 
 
Questão 3
(ENADE 2008) Nos anos recentes, a noção de exclusão social tem sido utilizada como um conceito teórico pelas ciências sociais e como uma categoria empírica pelos movimentos sociais e na gestão pública. Embora não haja consenso sobre o conceito de exclusão, há alguns aspectos frequentemente lembrados a esse respeito: ruptura de laços sociais; precária inserção no mundo do trabalho; baixas condições de qualidade de vida; frágil incorporação dos direitos de cidadania. Considerando como válidos esses aspectos, é correto afirmar que haverá exclusão social quando houver

I - Relações de conflito em uma sociedade.
II - Trabalho infantil.
III - Trabalho para todos, mas com remuneração diferenciada.
IV - Falta de saneamento básico em algumas comunidades.
V - Baixo índice de eleitoras mulheres.

Estão certos apenas os itens:
Sua resposta
II, IV e V.
 
 
 
Questão 4
De acordo com o texto da web analise as afirmativas a seguir:

I. A patologia social é visível no interior da sociedade.
II. A maioria dos países capitalistas está mergulhada em uma crise do trabalho social.
III. Sabe-se que o fato social é normal quando corresponde às condições de existência da sociedade.
IV. Atualmente os profissionais que atuam perante os enfrentamentos das questões sociais têm como desafios também o próprio sistema.

Assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
 
 
 
Questão 5
A ideologia, segundo Chauí, torna-se um discurso sobre o social e um discurso sobre o político, pretendendo fazer coincidir as representações sobre o social e o político com aquilo que o social e o político seriam na sua realidade. Analise as afirmativas a seguir:

I. O Estado será responsável por tentar fazer com que o ponto de vista da classe dominante apareça para todos como universal;
II. O Estado vinculado à ideologia vai proporcionar à sociedade aquilo que ela na realidade, não tem: unidade, identidade e homogeneidade;
III. O Estado tem como função ocultar os conflitos e antagonismo que exprimem a existência das condições próprias de uma sociedade dividida em classes;
IV. A ideia de que o Estado representa toda a sociedade e de que todos os cidadãos estão representados nele é uma das grandes forças para legitimar a dominação dos dominados.

Assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social