Av 2 - Planejamento Social

Av 2 - Planejamento Social

Está é apenas uma opinião, não há garantias de acertos, estude!


Questão 1:


O termo planejamento na perspectiva lógico-racional refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Enquanto processo permanente supõe ação contínua sobre um conjunto dinâmico de situações em um determinado:

Alternativas:

1 -
momento de ação.
2 -
momento de controle.
3 -
momento histórico.
4 -
momento de decisão
5 -
momento condicionante.

Sua resposta:

3 -
momento histórico.

Questão 2:


Leia com atenção o texto abaixo:
É com esse sentido que, como assinala Tragtenberg (1967), o planejamento enquanto instrumento de decisão aparece ligado á modernidade: á revolução ecônomico-social, às mudanças ideológicas e de estrutura de poder. A realidade na qual vivemos está em movimento permanente, sendo a tendência a mudança uma de suas características básicas.  As mudanças ocorrem independentes de serem deliberadamente organizados pelos diversos atores sociais envolvidos no processo: pessoas, órgãos, instituições, governos, movimentos sociais.  As mudanças acompanham uma determinada direção político-social, apresentando usualmente a estrutura produtiva como alavanca das mudanças na sociedade em geral.
O fragmento do texto acima retrata um dos aspectos do planejamento, qual é:

Alternativas:

1 -
Político
2 -
Social
3 -
Econômico
4 -
Participativo
5 -
Integrativo

Sua resposta:

1 -
Político

Questão 3:


A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de ____________________, inscritas nas _________________, o que caracteriza ou envolve uma função política. Os espaços em brancos são preenchidos com:

Alternativas:

1 -
relações de poder e políticas sociais;
2 -
tomadas de decisão e relações de poder;
3 -
tomadas de decisão e relações sociais;
4 -
políticas sociais e condições objetivas;
5 -
condições objetivas e políticas públicas.

Sua resposta:

2 -
tomadas de decisão e relações de poder;

Questão 4:


Leia as afirmativas e assinale V (verdadeiro) e F (falso).
(    ) É improdutiva a idéia da distinção dos níveis em que o planejamento produz, juntamente com a percepção clara da questão da participação e do poder, bem como da função da administração em cada um deles.
(    ) Nos últimos tempos tem-se falado mais a respeito da realidade, em todos os campos, inclusive no processo de planejamento. Isso se deve a um crescimento, entre as Ciências Sociais e a uma perspectiva crescente em termos de compreender o significado de uma prática transformadora que se situe na ação.
(    ) No campo do planejamento, pensar a realidade não é promissor. Faz com que as pessoas se inclinem para ações menos concretas, para políticas e estratégias menos consistentes.
(    )  A concepção de planejamento que se firma é aquela que considera o planejamento uma Metodologia científica para construir a realidade.
(    ) É preciso se atentar que a construção da realidade corre paralelamente à  imagem que se tem ou que se vai construindo idealmente dessa mesma realidade
(    )  A realidade desejada embora seja igual a da existente, é concebida e, sobretudo, aclarada, na prática, pelo processo de ação, utilizando os próprios elementos que estão presentes na realidade existente, de forma natural.

Alternativas:

1 -
F, V, F, V, V, V;
2 -
V, V, F, V, V, F;
3 -
V, F, V, F, V, F;
4 -
F, V, F, V, V, F.
5 -
F, F, V, V, F, V.

Sua resposta:

4 -
F, V, F, V, V, F.

Questão 5:


Somos todos planejadores e talvez seja mais importante raciocinar como um planejador que produzir planos acabados. (J. Friedmann)
Leia as afirmativas:
I - O planejamento é um instrumental essencial aos profissionais que efetivamente querem intervir.
II - É uma metodologia de ação que pode ser manipulada para a manutenção ou transformação de um determinado estado: “é uma metodologia científica para construir a realidade”.
III - Relaciona a transformação com o crescimento da consciência crítica e a  “firmeza da opção crítica teórica,  com modelos de interpretação da realidade e metodologias de ação eficazes para que  se atinjam os objetivos propostos ”.
Estão Corretas as afirmativas:

Alternativas:

1 -
I e II;
2 -
I e III;
3 -
II e III;
4 -
Somente II;
5 -
Todas estão corretas.

Sua resposta:

5 -
Todas estão corretas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social