Av 1 Políticas Sociais I

Av 1 Políticas Sociais I

Questão 1 Nota Insuficiente
Finda a guerra, a LBA passou a desenvolver programas de atendimento à maternidade e à infância junto às famílias mais empobrecidas da população. Foram desenvolvidas atividades assistencialistas, normalmente em conjunto com obras de caridade. São implantados postos da LBA em todos os estados brasileiros.
Qual das alternativas abaixo se relaciona a esse momento histórico da consolidação das políticas sociais:

Sua resposta
Promover a assistência social há um patamar de política enquanto direito, supondo a organização política dos segmentos sociais.
Resposta gabarito
Criar uma instituição de bem-estar social para atuação da primeira-dama com objetivo tático de legitimar o assistencialismo como mecanismo de dominação política.
Comentário do gabarito
A LBA foi criada no Governo Getúlio para ser vista como órgão que "faz o bem" e que presta ajuda aos necessitados, dando vazão ao populismo e a demagogia.
Questão 2 Nota Insuficiente
O fundamento do Estado neoliberal reside, assim, no fortalecimento dos capitalistas e, para tanto, na necessidade de reduzir as possibilidades de luta da classe trabalhadora; daí a importância de enfraquecer os sindicatos de trabalhadores. Diante disto podemos afirmar corretamente que sobre as políticas sociais da década de 1990 implementadas pelo Estado:

Sua resposta
Precarização do trabalho.
Resposta gabarito
Todas estão corretas.
Comentário do gabarito
Apesar da recente aprovação da nova Constituição Federal, a década de 90 foi marcada pela redução dos direitos sociais e trabalhistas; desemprego estrutural; precarização do trabalho; desmonte da previdência social pública.
Questão 3 Nota Não gerada
O Assistente Social atua nas expressões da “questão social”, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Face a questão social, podemos afirmar que a intervenção do Estado tem como finalidade, exceto:

Sua resposta
Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta
Resposta gabarito
Atuar como mediador, defendendo prioritariamente o trabalhador.
Comentário do gabarito
As políticas sociais atendem prioritariamente os capitalistas.
Questão 4 Nota Não gerada
A década de 30 caracterizou-se pela unificação das Caixas de Aposentadoria e Pensão em Institutos Públicos de Aposentadoria e Pensão (IAP). O sistema previdenciário deixou de ser estruturado por empresa, passando a ser por categorias profissionais de âmbito nacional. Os empregados eram descontados em seus salários. A administração do fundo era exercida por um representante dos empregados, um dos empregadores e um do governo.

E sobre as fontes de financiamento da política de assistência social atualmente é CORRETO afirmar que:

Sua resposta
Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta
Resposta gabarito
É de co-responsabilidade entre o governos federal, governos estaduais e municipais.
Comentário do gabarito
Como Política Pública de responsabilidade do Estado, deve ser financiada por todas as esfera de governo, ou seja, município, estado e Governo Federal.
Questão 5 Nota Não gerada
Sendo a Política de Seguridade Social entendida com um processo coletivo construída face a mobilização de toda a sociedade brasileira. Desta forma podemos afirmar com relação ao papel do Estado:

Sua resposta
Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta Sem resposta
Resposta gabarito
O Estado tem o dever de garantir a efetivação da cidadania.
Comentário do gabarito
Apesar de ser uma construção coletiva o Estado tem o DEVER e só ele tem o PODER para efetivar a cidadania





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PNAS - Política Nacional de Assistência Social - Institucional

Av 2 - Seminários Temáticos II

Av 1 - Comunicação Social na Prática do Assistente Social